Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal

sábado, 21 de março de 2015

1º Encontro Estadual de Prefeitos e Vereadores do RN

Foto: Acervo Pessoal/Naldinho

Mais de mil representantes dos poderes legislativo e executivo estiveram reunidos hoje a tarde, no auditório da Escola do Governo, Centro Administrativo em Natal, para o Encontro de Prefeitos e Vereadores do Rio Grande do Norte. O evento teve a presença do Ministro das Cidades Gilberto Kassab, senador Garibaldi Filho, governador Robinson Faria, presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira, deputados federais e estaduais do RN.

A mobilização dos prefeitos e vereadores foi uma ação conjunta das Federações das Câmaras do Rio Grande do Norte (FECAM/RN) e dos Municípios (FEMURN), com o objetivo de lançar propostas para fortalecer o Estado. Dentre as medidas defendidas, está a reforma política, que prorroga os mandatos dos atuais prefeitos para que ocorra a unificação das eleições. Durante a solenidade, os prefeitos presentes também assinaram o termo de adesão ao programa Garantia Safra 2015, que beneficia centenas de produtores rurais do Estado.

"Eu sou um municipalista" afirmou o ministro das Cidades, Gilberto Kassab em discurso para os vereadores e prefeitos ressaltando as dificuldades enfrentadas na gestão municipal. "A receita não tem crescido proporcionalmente aos problemas das cidades. Mas, com uma gestão participativa, que traga mais transparência no uso dos recursos públicos é possível fazer um trabalho eficiente”, contou. O ministro firmou o compromisso de apoiar as causas dos municípios do Rio Grande do Norte em âmbito federal.

Em discurso Francisco José Jr, cobrou a atenção do ministro das Cidades e do governador do Estado para as dificuldades enfrentadas pelos municípios do RN. "O estado sofre com três problemas graves que são: a saúde, a segurança e a seca. Hoje, estamos mostrando que a parceria entre prefeitos e vereadores, que é tão importante, existe. Contamos também com o apoio do Governo Federal e Estadual para superar a crise instalada em cada município". O prefeito anunciou ainda que a partir de abril, a FEMURN e a FECAM realizarão Encontros Regionais com objetivo de colher qual a principal reivindicação de cada Região.